Concurso Reviva Boulevard 2019-06-28T17:27:58+00:00

Project Description

Data: 2014

Localização: Barueri  – São Paulo

A área de abrangência do concurso tem grande uso comercial e abriga duas importantes estações de transporte publico: o Terminal Rodoviário e a estação Barueri da CPTM. Apesar desse eixo ter muita importância, a região carece de equipamentos culturais, institucionais, turísticos e de lazer. A área também necessita de melhorias na acessibilidade.

Propusemos a implantação de ciclovias como meio de transporte alternativo e limpo nos eixos de maior importância, pois têm canteiros centrais largos e muitas faixas de rolamento. Na faixa limítrofe às ciclovias propusemos um eixo verde, que além de melhorar a condição urbana e ambiental, proporciona a correta implantação das mesmas. O aumento significativo da superfície permeável com vegetação (praça e arredores) auxilia na criação de um microclima mais agradável, além de ser importante para a drenagem do Boulevard, que está locado num vale e sobre o Rio Barueri-Mirim. A rede de ciclovias conecta também as demais avenidas, por meio de passarelas, atravessando transversalmente as linhas da CPTM, promovendo uma alternativa efetiva de transporte individual.

É proposto um grande adensamento no entorno do ginásio Poliesportivo José Correa, com zonas comerciais e residenciais de alta densidade e a proposição de um equipamento cultural implantadas através de parcerias público-privadas com contrapartida urbana e zoneamento misto no entorno do Boulevard, garantindo uso dinâmico e variado. Além da proposição de áreas verdes com equipamentos esportivos e um Centro Cultural. Pensando na priorização e segurança dos pedestres, algumas vias foram convertidas em calçadões, para uma melhor conexão pedonal entre o Terminal Rodoferroviário e o Boulevard.

A proposta mais importante, no entanto, será o aumento da área útil do Boulevard através do enterramento de um dos lados da avenida para acomodar adequadamente os equipamentos e usos propostos, sem impactar o fluxo de veículos, bem como no funcionamento do Terminal.

O partido da intervenção no Boulevard, é resultante do desenho dos fluxos de pedestres e ciclistas propostos. As áreas verdes foram aumentadas, os equipamentos fixos, o mobiliário urbano e os acessos relocados e redesenhados, reorganizando e redefinindo as funções do Boulevard. A revitalização as fachadas comerciais é dada através de elemento externo que organiza e dá unidade ao conjunto. A acessibilidade foi resolvida com as faixas de pedestres que serão sempre elevadas ao nível das calçadas e com rampas de acesso com inclinação máxima de 5%.

A cobertura dos equipamentos conta com placas de energia solar e a marquise de 120m de extensão fornece generosa área sombreada que abriga uma biblioteca itinerante, provê bancos flexíveis para o descanso dos transeuntes e apoiam a feira que ocorre nos finais de semana. Pode abrigar exposições e outros usos temporários.

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